sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Optimismo. Optimismo. Optimismo...parte 2 !

Caro Leitor;

A EB 1 / JI MARIA LUCIANA SUROCA voltou a contar com o Mundo Brilhante. Desta vez para a Promoção do Livro e da Leitura. Uma sessão motivadora para alunos. Um sessão de Contador de Histórias com uma profunda vertente pedagógica, ou não fossem os nossos profissionais Psicólogos (Ramo Educacional).

E é com gosto que sentimos a forma como os alunos se envolveram.

E é com gosto que registámos a forma como as Professoras valorizam a leitura como ferramenta muito importante. Tão importante que, muitas vezes, pode ser a alavanca que faça alguns alunos terem uma vida profissional mais feliz do que a dos seus pais. E é também a pensar nisto que muitos pais aderem de forma poderosa a estas actividades.

Como têm sido as suas iniciativas para Promover a Leitura e a Escrita ? Envie-nos um email com sugestões e comentários para mundobrilhante@gmail.com.

Ficamos à espera!

PS: O Menino que Não Gostava de Ler - Pistas para os Professores explorarem o potencial deste conto...
1) Será que os Pais fazem despiste de problemas (visão, audição...) ?
2) De que vale oferecer livros sem haver um enquadramento ? Por exemplo, os Pais podem dizer " Filho, lê este livro. O pai leu-o quando tinha a tua idade !"
3) Os Pais dos seus alunos são como os do Leopoldo ?
4) O que é Papirofobia ?
5) O Psicólogo acertou ?

Vá, envie-nos sugestões !
mundobrilhante@gmail.com

Optimismo. Optimismo. Optimismo...

Caro Leitor;

A Associação de Pais das Escolas do 1º CEB e do Pré-Escolar de Gaião (Vila Nova de Famalicão) está de parabéns !

Tiveram a iniciativa de organizar uma Palestra Motivadora intitulada "Optimismo Brilhante, Leituras Fascinantes". Naturalmente não há varinhas mágicas mas, principalmente, em alturas mais complicadas, é fundamental motivar. Certo ?

Como irá correr ? Daremos novidades. Aqui. A Palestra Motivadora procura fazer reflectir sobre a situação em que se encontra a relação entre a Escola e as Famílias e é dirigida, fundamentalmente, aos Pais e Encarregados de Educação. Procura dar pistas para viver com mais optimismo e para entusiasmar os filhos.

É já este Sábado. Pelas 17 horas. E vai ser abençoado...vai decorrer no Salão Paroquial...

Do nosso lado, estamos bastantes optimistas, até porque esta Palestra já foi dinamizada várias vezes e sempre com excelentes resultados.

Assim, numa altura em que sentimos que os Professores têm mais do que razões para estarem preocupados, vimos inaugurar o hábito de escrever neste blogue as iniciativas positivas. Partilhas boas práticas é muito importante. Não acha? Então do que está á espera? Envie já para mundobrilhante@gmail.com as novidades da sua Escola, Instituição ou Biblioteca.

O que tem feito para Motivar? O que tem feito para promover o Optimismo ?

Enquanto aguardamos o desenrolar da Palestra Motivacional lembre-se:

Ser Professor é uma tarefa...Brilhante !