segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ateliers de leitura

Na sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, realizaram-se diversos ateliers de leitura, sobre várias obras que os alunos estão a estudar, nomeadamente A floresta (5º ano), O planeta branco (6º ano) e Uma questão de cor(8º ano).  Foram várias actividades, muito educativas, que nos fizeram reflectir mais uma vez sobre a importância da leitura.  

Aqui fica o site do Mundo Brilhante, responsável pelas actividades.

Biblioteca de Alcobaça faz festa dos livro

Biblioteca de Alcobaça faz festa dos livros
Abril é mês de Festa dos Livros na Biblioteca Municipal de Alcobaça, que até dia 23 promove um conjunto de actividades dedicadas ao público escolar mas abertas a toda a população.
Hoje, sexta-feira, o fado está em destaque na biblioteca, com a apresentação do livro “Os senhores da guerra não gostam de fado”, de António Passão, numa sessão que começa às 21h30 e inclui a interpretação de alguns fados. 
A festa prossegue durante a semana com sessões de contos na segunda e quarta: às 10h30 e 14h30 a biblioteca abre portas ao Mundo Brilhante para uma hora cheia de histórias destinadas a crianças dos 5 aos 10 anos. 

Todo o programa na internet, em www.alcobaca.pt.

Mundo Brilhante ou a Motivação para a leitura

TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2009

Mundo Brilhante ou a Motivação para a leitura


Nos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro, decorreu uma actividade acercada importância da leitura para todos os alunos de 5º, 6ºe 7º anos, realizada pelo director pedagógico do projecto “Mundo Brilhante”, Alfredo Leite, psicólogo educacional, promovida pelo Departamento de Língua Portuguesa e Teatro. 

Alunos e professores consideraram as várias sessões muito proveitosas e interessantes pela forma como foi feita a sensibilização. Os alunos foram desafiados a raciocinar, a comentar, a sentir, a saber estar, ouvir e respeitar tudo e todos. 

 
Os objectivos que pretendíamos foram largamente atingidos: motivar para a grande importância de que se reveste a leitura e a importância da frequência escolar. Foi um bom contributo para ajudar a criar jovens autónomos, críticos participativos na sociedade e capazes de dar o seu contributo para tornar este mundo num mundo mais brilhante, lendo cada vez mais 

«As sementes foram lançadas. Cabe aos educadores regá-las ou mesmo, enxertá-las quando a árvore nascer!»