terça-feira, 31 de março de 2009

Boa noite. Peço desculpa por só agora estar a responder ao vosso questionário, mas o tempo é sempre curto...


1.PROFESSORA SÓNIA, COMO COMEÇOU A SUA "AVENTURA" NA BIBLIOTECA ?
A aventura começou há três anos atrás , quando estive com um 4º ano numa escola de Setúbal que tinha Biblioteca Escolar e onde eu cumpria as 2 horas não lectivas que tinha que estar na escola, já com o intuito de aprender alguma coisa de organização do espaço. Com a ajuda da colega que lá estava fiz a candidatura e entreguei o projecto de dinamização de uma nova Biblioteca Escolar, no Pinhal Novo. Em vez de uma, vieram duas.

2. DÊ-NOS EXEMPLOS CONCRETOS DE ACTIVIDADES QUE TEM DESENVOLVIDO..SABEMOS QUE SÃO BASTANTES.
As actividades fixas que desenvolvo nas bibliotecas são a hora do conto com os alunos de 1º ano e jardim de infância. Com o 2º e 3º anos faço escrita criativa e com a história realizada pelos alunos/turma organizo um PPS, que eles adoram. Com o 4º ano faço pesquisa que depois é também transformada em PPS e divulgado por todas as turmas de 4º ano. A requisição é realizada com todos os anos de escolaridade, com grande adesão. Depois há concursos, o ano passado realizei três, um de leitura, um de marcador de livros e um de contos. Estamos a falar de um universo de cerca de 850 alunos a meu cargo.

3. DÊ-NOS TAMBÉM EXEMPLOS DE ACTIVIDADES QUE ORGANIZOU COM OUTRAS PARCERIAS, CONTADORES DE HISTÓRIAS, ESCRITORES...
Este mês tive teatro de fantoches nas duas escolas, apresentado pelo grupo de dinamização da Biblioteca Pública com uma adaptação do conto A Casinha de Chocolate, com uma bruxa boazinha e diabética. Tenho também estado a organizar a visita do ilustrador Pedro Leitão a uma das escolas.


4. FALE-NOS DA FORMA COMO OS ALUNOS ADERIRAM AO MUNDO BRILHANTE.
Da primeira vez foi uma expectativa para todos nós, mas os alunos têm adorado todas as sessões a que têm assistido e tem resultado muito bem.

5. CONSEGUIU SENTIR EVOLUÇÃO NOS LIVROS REQUISITADOS ?
A requisição teve sempre uma grande adesão em ambas as escolas, principalmente na maior, que tem 25 turmas. Faço uma média de 750 requisições por mês. A esse nivel não tenho sentido diferença. O que noto é que após a sessão, quando é feita com base em alguma obra literária, a mesma é muito procurada nos meses seguintes, o que é óptimo em termos de divulgação.

6. O QUE FALTA PARA O SEU TRABALHO PODER SER MAIS FACILITADO? MATERIAIS? OUTROS HORÁRIOS ?
Para o meu trabalho ser facilitado? Apenas precisava de menos alunos. Trabalho não falta. As sete horas diárias que passo na biblioteca não chegam, mas também não quero mais! De resto as bibliotecas têm tudo o que é necessário para o seu funcionamento.

7. DEIXE UMA MENSAGEM PARA AS SUAS "COLEGAS" DE OUTRAS BIBLIOTECAS
Acho que este projecto é realmente Brilhante e que vale a pena a experiência. O vosso trabalho é excelente e a forma como os temas são apresentados é da mesma qualidade. Na escola maior onde estou é o terceiro ano consecutivo que temos contado com os vossos serviços, acho que isso diz tudo.
Continuem o excelente trabalho que têm desenvolvido até aqui. Parabéns!