sábado, 14 de março de 2009

Escola básica integrada de São Vicente de Pereira Jusã



DRº ALFREDO LEITE, COMO CORREU A PALESTRA NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE SÃO VICENTE PEREIRA JUSÃ?

- Correu muito bem, toda a gente foi fantástica, o Presidente do C. Executivo, a Professora Paula e, claro, a Professora Diane Bonifácio! Mas não queria especificar nomes até porque me vou esquecer de alguns...foram todos fantásticos...o pessoal da Biblioteca, os Professores que se deslocaram de longe para estar ali...o Presidente da Junta...o Srº Abel...a Flávia...todos!

ASSIM, QUEM FICA A GANHAR SÃO OS ALUNOS...

- É isso mesmo que eu queria referir...independentemente dos Pais terem gostado, aprendido, mas, fundamentalmente reflectido, os alunos vão ganhar muito! Pelo exemplo, pelas pistas que foram deixadas...não imagina o trabalho que dá organizar uma Semana da Leitura com a consistência que esta foi organizada! Mais uma vez, o nome de Diane Bonifácio, é incontornável...esse trabalho passa para os alunos...

QUANTOS PAIS ESTIVERAM PRESENTES ?

- Sabe que para mim isso não é um factor de sucesso. Tanto trabalho para 3, 3o ou 300...mas estiverem seguramente mais de 100! Talvez uns 150 ! Ou mais ! Era uma sala grande repleta de cadeiras e depois repleta de Pais atentos, participativos e brilhantes !

DISSE-ME QUE A ESCOLA PEDIU PATROCÍNIO ?

- Sim. Além dos nossos honorários, existiram outras despesas...em vez de ficarem de braços cruzados, são pessoas que vão à luta, tudo pelos alunos, vão à procura e houve duas empresas (sinceramente não me lembro do nome, mas se lerem esta entrevista enviem os contactos para mundobrilhante@gmail.com que teremos todo o gosto em incluir aqui no nosso Blogue) que patrocinaram. E nota-se um esforço grande. Há colunas, som, microfones sem fios...

FALE-ME DA PALESTRA EM SI...

- Como sabe, o tema era "Ensino o meu filho a gostar de ler?". Como sempre, esse foi apenas o mote para 2 horas de interacção. Houve risos, palmas, emoção, autógrafos, tudo! São pessoas muito solidárias, pessoas fantásticas ! A Professora Diane consegui colocar alunos do 9º ano a participar e ainda um grupo que são os "Amiguinhos da Biblioteca". Não posso deixar de destacar a brilhante participação da própria Professora Diane! E também de 4 alunos do EFA...muito bom ! Foi emocionante !

É PARA REPETIR ?

- Mas deixe-me voltar a um ponto importante...também nós teremos que começar a pedir patrocínio...além de termos honorários baixos, além das deslocações, temos o gigantesco trabalho de pesquisa e preparação por trás de cada Palestra ! As pessoas notam isso. Elas sentem que não é "à toa" que "aquilo" corre daquela forma ! Cada 30 minutos da Palestra tem horas de preparação! E esse trabalho é constante! Por isso defendo que temos que começar a procurar no comercio dos sítios onde fazemos as Palestras empresários que compreendam que patrocinarem esta actividade pode ser fantástico para eles.

E A PRÓXIMA PALESTRA ONDE VAI SER ?

- A Teresa Bernardo é que tem esses dados ! Vamos andando dia a dia...mas para breve teremos uma surpresa ! Queremos fazer um evento (umas 4 ou 7 horas de Palestra) numa sala em Lisboa. Este será aberto a todas as pessoas que se queiram inscrever...queremos fazer um em Lisboa e um no Porto...o tema será o tema que está presente em todas as nossas sessões - A Psicologia Positiva e a forma como pode ter impacto na qualidade de vida das pessoas.

OBRIGADO