terça-feira, 17 de novembro de 2009

Filhos que lêem, filhos felizes! Castelo de Vide

Palestra - Filhos que lêem, filhos felizes! Faz sucesso !


Prevenção da Indisciplina na Escola Actual


O Projecto Mundo Brilhante agradece o convite à Sra. Cláudia Costa para dinamizar uma Acção de Formação inovadora sobre Prevenção da Indisciplina na Escola Actual para Auxiliares de Acção Educativa.

Será que a palavra "respeito" diz alguma coisa?

É verdade. Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais hiperactivas e desenvolvem um à-vontade que, por vezes, pode ser excessivo. Este comportamento pode, em casos mais extremos, chegar a bullying. Este problema torna-se cada vez mais preocupante e as associações culpabilizam os problemas sociais. Estes encontram-se no ambiente familiar, social e escolar e podem ter consequências graves para as crianças, a marginalização.

"...esta perversão da escola, a par de um conjunto largo de flagelos sociais em expansão - desemprego, precariedade, pobreza, exclusão, entre outros -, que constituem factores que condicionam o clima social latente na sociedade portuguesa, cujos reflexos na Escola dificultam a existÊncia de um bom clima de convivência escolar."
FENPROF

As Auxiliares de Acção Educativa tiram partido desta Acção de Formação inovadora , não só para saber as causas mais comuns, como também dar a volta a várias situações, prevenir a indisciplina e ganhar de novo o respeito pelo seu trabalho.

Filhos que lêem, filhos felizes! Biblioteca Municipal de Sousel



Antes de mais, o Projecto Mundo Brilhante agradece o convite à Prof. Madalena Pinheiro da E.B. 2/3 Padre Joaquim Maria Fernandes para falar sobre o tema "Filhos que lêem, filhos felizes." Este evento realizou-se no dia 15 de Out na Biblioteca Municipal de Sousel.

Nesta palestra deram-se pistas para que os Pais possam fazer com que os mais pequenos vivam a importância da Leitura.

Sabe mostrar que ler um livro pode ser divertido?

Também é importante os Pais estarem presentes na Leitura, dando apoio aos seus filhos e esclarecendo algumas dúvidas.


Sexualidade e Afectos || S.O.S. Corpo em Mudança




O Projecto Mundo Brilhante agradece o convite à Dra. Isabel da Escola E.B.1 de Patrício Prazeres para falar sobre a Sexualidade e as Mudanças que ocorrem no Corpo.

É a partir dos 12 anos, mais ou menos, que o corpo começa a mudar e os desejos de descobrir aumentam. Desde sempre, tanto os rapazes como as raparigas, querem saber como é o corpo do outro e recorrem a pequenas brincadeiras, experiências ou espiar o sexo oposto. Quem não se lembra, nas aulas de Ciências, a professora a iniciar o tema do corpo humano? As raparigas a corar e os rapazes a dar cotoveladas e a apontar para as figuras.

A Adolescência é uma fase difícil? Quem sofre mais? Rapazes ou Raparigas?

"A adolescência é uma fase da vida do Ser Humano de profundas transformações bio-psico-sociais."

Os adolescentes afirmam que são incompreendidos e que todos estão contra eles.

Ver o corpo a mudar pode afectar psicologicamente os adolescentes. Há quem acredite que são as raparigas que sofrem mais, devido às transformações do corpo. Há que salientar o poder dos Media. Através das séries televisivas, os jovens tentam moldar-se às modas actuais e aos conceitos de ser bonito, fixe e estar na moda.



COMENTÁRIO DO FORMADOR

MARIANA,
Não é fácil escrever sobre estes temas. Mas é interessante ter a visão de uma pessoa de outra árera que não a Psicologia. Gostei muito. Continue a arriscar e a "dar a sua visão".

Promoção da Saúde em Escolas de todo o país...



Consideramo-nos um Projecto abrangente! E o que é isso ?

Neste dia tivemos acções no Colégio Nossa Senhora do Alto em Faro. Mas amanhã estamos num outro estabelecimento que não ocupa lugares nos rankings. Fazemo-lo com a mesma dedicação. E é bom ver que resulta!

É que as crianças têm sempre um potencial muito grande ! E como a nossa acção se baseia na reflecção constante, é bem recebida de norte a sul, do privado ao público...

PS: Parabéns ao Colégio. Não pela beleza (é lindo). Não pelo ranking (é excelente). Mas por ter Professoras com capacidade de organização, tal como a Professora Vera Gomes. Obrigado e parabéns!

Escolas com média mais alta:


Ext. Apresentação de Maria Privada R.A.Madeira - 4,53
Ext. São João Bosco Privada Porto - 4,5
Colégio Luso-Francês Privada Porto - 4,46
Colégio São José Privada Coimbra - 4,36
Colégio Nossa Senhora do Alto Privada Faro - 4,36
Colégio Plátanos Privada Lisboa - 4,36
Colégio Bom Sucesso Privada Lisboa - 4,35
Colégio Nossa Senhora Rosário Privada Porto - 4,30
Externato As Descobertas Privada Lisboa - 4,28
Externato Escravas Sagrado Coração Jesus Privada Porto - 4,28