segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Parabéns para a Associação de Pais...e um convite !









Caros Pais;





O Mundo Brilhante teve o gosto de ser parceiro do Colégio na Promoção do Livro e da Leitura e nas Visitas de Estudo sem sair da Escola. As nossas sessões lúdico-pedagógicas são consideradas momentos que motivam os alunos e que ajudam o seu desenvolvimento.





Visitamos centenas de Escolas por ano e, por isso, podemos dizer que a qualidade sente-se no Colégio da Bonança. Parabéns pela vossa parte.





PS: E o convite ? Já pensaram em organizar um Palestra Motivadora para os Pais ? As mais requisitadas são :





1) Somos Bons Pais ? Sessão que coloca os pais a pensar sobre o "ser pai" no mundo em que vivemos. Alerta, provoca e motiva os Pais a serem ainda melhores.Tudo pensando no desenvolvimento afectivo das crianças.





2) Optimismo Brilhante! Sessão que coloca os participantes a reflectir sobre as suas atitudes perante a vida, nomeadamente, perante as dificuldades !






PS2: E é bom ver que o país está a mudar. Cada vez mais Palestras, cada vez mais interesse pelo essêncial, cada vez mais Associações de Pais a darem o próximo passo!

Brilhantes também no Colégio da Bonança



Colégio da Bonança...já prepára actividades para Junho...e não são os únicos.

O Mundo Brilhante já lá esteve. Deu para entender que é um excelente colégio. Corpo Docente motivado, espírito aberto e empreendedor.

Será com gosto que lá voltaremos se sair fumo branco da reunião com as Professoras.

Continuem o bom trabalho !

PS: O Segredo do Rio...é transformado numa actividade de sensibilização...leitura, escrita e comportamentos. Sabe o que ensinar aos alunos sobre segredos?

Sugestão. Há segredo e segredos. Se nnguém falar disto claramente aos alunos pode ser perigoso.

SOMOS BONS PAIS ?

MAIS UM GRANDE EXEMPLO QUE DEVEMOS DESTACAR.

O DA PROFESSORA LURDES RIBEIRO...

QUER AJUDAR OS PAIS NESTES TEMPOS CONTURBADOS A REFLECTIR SOBRE AS QUESTÕES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA...


1) QUE TIPO DE PAIS SOMOS?
2) QUE MARCAS DO PASSADO ALTERAM A FORMA DE EDUCAR?
3) LEMBRO-ME DE QUE SOU UM MODELO PARA OS MEUS FILHOS?
4) SOU ATENTO ?
5) SEI DISCIPLINAR COM AMOR ?


A PROFESSORA ESTÁ TODA ENTUSIASMADA E ATAREFADA A PREPARAR A PALESTRA - SOMOS BONS PAIS ?

ACREDITAMOS QUE VAI CONSEGUIR ! FORÇA !

A Coordenadora da Biblioteca

POR TERMOS ACHADO CAPAZ DE MOTIVAR OUTROS PROFESSORES, E DEPOIS DE PEDIDAS AS DEVIDAS AUTORIZAÇÕES, COLOCAMOS AQUI A CARTA ENVIADA POR DIANE...

"Boa tarde, Dr. Alfredo
(...)

O que é que pretendemos para sexta-feira, dia 13 de Março, pelas 20h30?
Como tem sido hábito na nossa Biblioteca, durante a Semana da Leitura pretendemos promover uma dinamização para pais, professores e funcionários no âmbito da importância da leitura, entendendo-a como base do sucesso pessoal, escolar e profissional...

Neste sentido, devemos preocuparmo-nos com os seguintes aspectos:- O público-alvo abrange encarregados de Educação de alunos com idades compreendidas entre o ensino Pré-escolar e o 9º ano, bem como professores educadores de diferentes ciclos e funcionários;- Este encontro integra-se no âmbito das actividades desenvolvidas durante a Semana da Leitura na escola, e terá uma feira do livro patente na mesma altura;- A escola considera a leitura uma aquisição basilar na formação do individuo, apostando na promoção da leitura, e por isso tem vindo a dinamizar algumas iniciativas.- O principal fundamento deste encontro é possibilitar a todos os presentes, em especial aos pais, experiências de leitura, diálogos esclarecedores sobre a importância de criar hábitos de leitura também fora do contexto da aula e permitir que um encontro sobre leitura seja um momento de encontro, de convívio e, simultaneamente formativo.

Neste seguimento eu gostaria de saber mais ou menos qual é o eixo da sua intervenção. Na nossa opinião seria pertinente alertar e dar dicas sobre como podemos contribuir e ajudar os nossos filhos a gostar de ler no quotidiano, também seria necessário enfatizar, um pouco, a importância que a leitura representa no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional...Ao nível da imaginação, da criatividade, da acção relacional entre pares...em todos nós, pelo conjunto de processos que envolve, muito mais complexos do que possam parecer à primeira vista, e daí a importância de fomentar o seu hábito de forma continuada. O intuito é de ajudar todos os presentes a consciencializarem-se, a ficarem mais sensibilizados, motivar para alguns hábitos e, por isso, sentirem a necessidade de mudar a forma de pensar... (claro que isto não se consegue num dia, mas temos vindo a construir caminho nesse sentido). Não sei se estou correcta no meu pensamento? Estou a pensar no público diferenciado que vamos ter...

Outra questão:

- Vai ler/contar alguma história? Gostaria de fazê-lo em conjunto comigo, por exemplo? Arranjarmos uma que desse para contarmos os dois ??...interagindo??
- A equipa de amiguinhos da BE pode contar/ler uma história que estão a construir?
- Podemos fazer uma leitura partilhada?... Aquele tipo em que cortamos um conto em partes e distribuímos, pelos presentes e, cada um lê uma parte para interagirmos com o público?
A ideia é utilizar estas estratégias para servirem de motivação/exemplo para uma leitura lúdica que também poderá ser formativa, divertida, etc... tendo em vista também ajudar os participantes a envolverem-se...e a soltarem-se!


Gostaria, no entanto, de referir o seguinte: não queremos de forma alguma perturbar a sua intervenção, que com toda a certeza vai ser muito boa e pertinente. Apenas gostaríamos de, ao longo da sua intervenção, articular consigo uma intervenção nossa. É viável?
Acho que já dei uma pequena ideia da dinâmica que gostaríamos de conjugar... Assim, quando puder, agradecia que me telefonasse para esclarecer melhor as ideias e podermos estruturar e sistematizar, tudo atempadamente, caso considere possível concretizar algumas sugestões nossas.


Tudo de bom para si
Um bom fim de semana
A Coordenadora da Biblioteca

O Optimismo só é possível com uma excelente Coordenação...Teresa da Costa Bernardo

Teresa da Costa Bernardo
(Secretariado e Coordenação)
> Contacto Directo - Tel. 263 09 85 89
> Email mundobrilhante@secxxi.com


Também reparou ? Faltava no nosso blogue os contactos fundamentais do Secretariado e Coordenação deste projecto. Agora está reparado esta falta...

Lembre-se, marcações, reservas, questões...basta ligar Teresa da Costa Bernardo
(Secretariado e Coordenação) > Contacto Directo - Tel. 263 09 85 89.