terça-feira, 10 de março de 2009

Os pais e professores presentes gostaram, riram, aplaudiram e ficaram a saber que “Não há pais perfeitos. Há os que tentam ser melhores. E os que não


Sábado, 7 de Março de 2009
Palestra "Somos bons pais"

Quantas vezes já se perguntou: Serei boa mãe? Serei bom pai? Foi a esta e a muitas outras questões que o Dr. Alfredo Leite procurou responder, sem querer dar receitas, mas pondo os pais a reflectir.

O objectivo da palestra, realizada no passado dia 4, no Auditório Municipal, no âmbito do Projecto “inSucesso?!Vamos…” era claro: melhorar o “currículo familiar” nomeadamente as relações entre pais e filhos e as práticas de vida familiar. A família é um contexto de aprendizagem fundamental: os pais são os primeiros e mais influentes professores dos seus filhos. Sabe–se hoje que, quando a criança chega à escola com atitudes, hábitos e competências para aproveitar ao máximo, o que o professor ensina, a eficácia do próprio professor aumenta.

(...)

As entidades parceiras do projecto estiveram presentes: pela Câmara Municipal de Baião, o Sr. Presidente da Câmara, e da Associação de Pais do Agrupamento Vale de Ovil compareceram alguns elementos.

Os pais e professores presentes gostaram, riram, aplaudiram e ficaram a saber que “Não há pais perfeitos. Há os que tentam ser melhores. E os que não tentam.” (Dr. Alfredo Leite, Psicólogo Educacional).

(Publicado por anaprof)

publicado por BibliotecaH às 12:12link do post comentar adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags

Blogar isto

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA

Ler no Século XXI - Projecto de Promoção da Leitura
Ano Lectivo 2008/2009

Ex.mos Senhor
Encarregado de Educação

Admitindo as inegáveis virtudes e potencialidades atribuídas à leitura no desenvolvimento cognitivo e integral de todas as crianças e jovens e considerando o actual contexto (social, familiar e escolar) cada vez mais adverso à “leitura tradicional”, onde as novas tecnologias concorrem, de forma contundente e desenfreada, com os livros e lhes "roubam" o seu espaço e o seu público, as professoras de Língua Portuguesa do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária de Arouca têm vindo a implementar um projecto de motivação para a leitura pensado especialmente para os alunos do 7º ano de escolaridade que se encontram no início de um ciclo de escolarização decisivo para a consolidação e/ou aprofundamento dos hábitos individuais de leitura autónoma e recreativa.
Daniel Sampaio, conhecido pelos seus estudos sobre os problemas dos jovens e das suas famílias, afirma que “A investigação tem demonstrado a possibilidade de a leitura ampliar as capacidades do cérebro, criando diferentes perspectivas de interpretação da realidade e novas competências no manejo das emoções, contribuindo para a melhor compreensão da complexidade do mundo.” (in revista Pública, Jornal Público).
Como não podia deixar de ser, à semelhança de tudo o que envolve a formação do seu educando, o sucesso do projecto “Ler no Século XXI” depende do seu envolvimento, enquanto pai e/ou encarregado de educação. Por isso, é com muito prazer que vimos convidá-lo a participar nas CONVERSAS COM PAIS – 90 minutos de interactividade - um encontro com especialistas, sobre o lugar e a importância dos livros e da leitura, no século das Novas Tecnologias. Esta sessão, orientada pelo Psicólogo Educacional Alfredo Leite, Director Pedagógico do Projecto Escola Brilhante, realizar-se-á no dia 9 de Março, pelas 21 horas, no Anfiteatro da Escola Secundária de Arouca. Trata-se de uma reflexão sobre novas formas de sensibilização e motivação para a leitura, com exemplos concretos, simples e práticos que poderá experimentar com o seu educando.
É de salientar que, durante esse mesmo dia, ainda no âmbito do projecto “Ler no Século XXI”, o seu educando participará numa oficina interactiva subordinada ao tema “As novas tecnologias e a leitura – Amigas ou inimigas?”, também ela promovida pelo Projecto Escola Brilhante e pelos professores de Iniciação à Informática e de Língua Portuguesa.
Estas actividades estão integradas na Semana da Leitura organizada pela Biblioteca/Centro de Recurso que decorre, na ESA, entre os dias 9 e 13 de Março de 2009.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devolver à professora de Língua Portuguesa até ao dia 5 de Março.

Eu, ___________________________________________, Encarregado de Educação do aluno _____________________________________, nº ____, da turma _______, tomei conhecimento do encontro CONVERSAS COM PAIS – 90 minutos de interactividade e informo que
¨ tenciono estar presente. ¨ não tenciono estar presente.
Posted by Picasa