quinta-feira, 3 de março de 2011

Aprender com Alegria na Escola Básica de Távora

Durante a tarde o Mundo Brilhante desenvolveu actividades com as turmas do 7.º ano - Contos com Reflexão" - procurando mais uma levar aos alunos uma abordagem diferente da obra "O Cavaleiro da Dinamarca" - Sophia de Mello Breyner Andresen. Com alunos do 8.º e 9.º trabalhámos a obra  o "Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry. 
 
O Mundo Brilhante agradece todo empenho e dedicação dos Professores do Departamento de Línguas , assim como a motivação, alegria e entusiasmo dos alunos que se mostraram sempre bastante participativos!
 "O Dr. Alfredo Leite, aproveitou todas as sessões de trabalho para apelar à responsabilidade e empenho dos alunos, alertando-os para os perigos e para as numerosas solicitações do mundo e da vida que os espera no futuro. Foi, sem dúvida alguma, um valoroso dia de trabalho, com alguma diversão à mistura, que permitiu exercitar as capacidades dos alunos em Língua Portuguesa, dando-lhes a conhecer outros caminhos, outras actividades, outras formas de abordar a disciplina"
"Todos foram unânimes em considerar que as actividades tinham sido muito interessantes e divertidas. Afinal, é possível aprender sem muito esforço!!!"

in http://www.escoladetavora.org/index.php?option=com_content&view=article&id=179:contos-com-reflexao-e-oficinas-pedagogicas&catid=83&Itemid=100

Empenho e Alegria na Escola Básica de Távora


 No dia 21 de Janeiro, O Mundo Brilhante viajou até  Arcos de Valdevez -  Escola Básica de Távora - para levar aos alunos do 2º ciclo a oficina pedagógica "Como escrever um conto", lançando as bases da escrita criativa.

Parabéns ao Departamento de Línguas que organizou, de forma BRILHANTE, esta actividade!

"Os alunos das turmas do 5.º e 6.º anos, participaram de forma entusiástica e calorosa. Respondendo às solicitações do psicólogo, Dr. Alfredo Leite, e quase, sem darem por isso, estavam a escrever um texto, com tenacidade e empenho. Os professores de Língua Portuguesa, sabem muito bem como é difícil pôr os alunos a escrever e conhecem de cor, as reticências e resistências que esta actividade implica. No entanto era vê-los a escrever com vontade e alegria."

in http://www.escoladetavora.org/index.php?option=com_content&view=article&id=179:contos-com-reflexao-e-oficinas-pedagogicas&catid=83&Itemid=100  

O Mundo Brilhante agradece! :)